"@context": "http://www.schema.org", "@type": "WebSite", "name": "Cidadania portuguesa", "alternateName": "nacionalidade portuguesa", "url": "http://www.cidadania-portuguesa.net" } Estudar em Portugal | Cidadania Portuguesa | Lisboa

estudar em Portugal

Em 2015 a Universidade de Coimbra comemorou os seus 725 anos de existência.

O ensino Superior 

Notícia:

Ensino Superior português em 6º lugar da União Europeia

 

Segundo um relatório publicado a 18 de Novembro de 2008 pelo Centro de Estudos Lisbon Council, o Ensino Superior português está em 8º lugar num ranking constituído por 17 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), após a ponderação de vários indicadores divididos por três áreas: inclusão, acesso e eficácia. Portugal aparece, assim, à frente de países como a Itália (9º), França (10º), Holanda (13º), Alemanha (15º) e a Espanha (17º), posicionando-se em 6º lugar entre os países da UE considerados.

 

Relativamente ao “acesso” (sub-índice que mede a capacidade do Ensino Superior em receber e ajudar estudantes do Secundário com níveis de aproveitamento menos positivos), o nosso País ocupa mesmo o 2º lugar, apenas atrás da Polónia e imediatamente à frente dos EUA. Portugal está também na 2ª posição no sub-índice "eficácia", que mede a capacidade dos sistemas educativos dos países analisados em produzirem graduados com competências relevantes para o seu próprio mercado de trabalho. No sub-índice “inclusão”, que mede o nível de capacidade de proporcionar formação superior da sua população, Portugal ocupa a 13ª posição.

 

De salientar ainda que em matérias de capacidade de mudança e de adaptação dos estabelecimentos ao novo Processo de Bolonha, Portugal apresenta-se na 6ª posição.

OCDE elogia o progresso da reforma do Ensino Superior português.

 

 

Os países da OCDE elogiaram recentemente, no âmbito da reunião do Comité de Educação, o progresso da reforma do Ensino Superior português, passados cerca de 2 anos da apresentação do relatório de peritos internacionais a quem a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) solicitou, em 2006, a avaliação do sistema de Ensino Superior em Portugal.

 

O debate com o Comité de Educação centrou-se em 5 aspectos principais, os quais foram particularmente elogiados e discutidos como novas referências na modernização dos sistemas de ensino superior a nível internacional, nomeadamente, o novo quadro renovado de autonomia das instituições de ensino superior consagrado pelo novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES); o reforço do sistema binário e a sua contribuição para a progressiva diversificação da oferta de ensino superior; a implementação de um novo regime de avaliação do ensino superior; o reforço do sistema de apoio social aos estudantes e, em particular, o novo sistema de empréstimos a estudantes com garantia pelo Estado e o reforço da capacidade de investigação e de internacionalização das universidades portuguesas.

 

Fonte: http://www.planotecnologico.pt/document/Newsletter_16_04DEZ08.pdf

 

Erasmus

"is not one year in one life, but one life in one year."

Spirit of Lisboa

Documentary [by ESN Lisboa]

Consultoria e Assessoria acadêmica

Os profissionais que desejam vir continuar seus estudos na UE. 

Poderão solicitar nossos serviços de apoio, quer na busca de cursos de Pós-Graduação, Mestrado ou Doutoramento, na equivalência dos seus cursos em universidades da UE, no reconhecimento profissional de suas habilitações nas Ordens profissionais e associações reguladoras das mesmas, quer no apoio na busca de estágios, se assim o desejarem.

Este Site tem mais informação visto em Desktop